2025 será um ano auspicioso para a EPT

2025 será um ano auspicioso para a EPT

O jornal Valor Econômico publicou na editoria de Opinião, no dia 13 de dezembro de 2024, um artigo que relembra os avanços da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil no ano de 2024 e aponta o cenário para o próximo ano.

Assinado por Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho (IET), o texto integra a coluna mensal da profissional no veículo. Ela ressalta que, a partir da lei 14.645/2023, que determina a criação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT), foi criado em 2024 Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), que trabalhou por cinco meses, produziu e entregou ao MEC um relatório com subsídios para que elabore essa política.

A autora ressalta ainda a criação da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o avanço da oferta de ensino técnico nos estados, com destaque para o Piauí, que hoje tem 37,5% da rede ofertando essa modalidade de ensino. Entretanto, no ano de 2025, o Brasil ainda tem dois desafios principais: melhorar a qualidade dos cursos e ampliar o acesso. Além disso, é necessário engajar as juventudes nas questões ambientais e articular educação e trabalho para formá-las, o que permitirá a prosperidade do país.

A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes do Valor Econômico.