Benefícios da EPT na voz dos estudantes de cursos de nível médio

Fonte

Itaú Educação e Trabalho

Data

16/02/2023

Formato

Notícia

Acesso

Livre

Benefícios da EPT na voz dos estudantes de cursos de nível médio

O Brasil começa o ano letivo de 2023 com o desafio de ampliar e de qualificar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no contexto de pós-pandemia e de continuidade das mudanças no ensino médio. Com a EPT, milhares de jovens têm a chance de uma inclusão digna e adequada no mundo do trabalho, em sintonia com as exigências do século 21. Cinco deles, matriculados ou já formados em cursos técnicos de nível médio, listam a seguir os principais benefícios dessa modalidade de ensino para sua formação:

“Fazer o curso técnico é a melhor forma de entrar no mercado de trabalho, pois em vez de ter só o diploma de ensino médio, a pessoa já sai como técnico em agropecuária e pode ter oportunidades melhores de emprego nessa área. E quem tiver interesse pode entrar no ensino superior depois do técnico.” - Marcos Ramon da Cruz, aluno do curso técnico em agropecuária do Cepa Geraldo Afonso Garcia Ferreira em Aquidauana (MS).

“Tenho aprendido como as pessoas devem se comportar no laboratório, como usar os instrumentos e como realizar experiências na prática. Isso faz muita diferença porque estudar só a teoria é um pouco chato. A prática mostra como as coisas acontecem de fato. E ela prende mais a atenção, além de colocar a gente em contato com a realidade profissional.” - Bianca Silva Santos, aluna do curso técnico em química do CEEP Governador Marcelo Deda Chagas em Carmópolis (SE).

“Foi no técnico em informática que tive toda minha base de formação para tudo aquilo com que estou atuando hoje. Foi importante também o contato com os professores da área, que me incentivaram e ajudaram a continuar. Ainda no curso, ingressei no mundo do trabalho por um programa de aprendizagem da escola, o que me auxiliou, desde muito cedo, a administrar meu tempo e responsabilidades.” - Nairon Ruan Souza de Jesus, ex-aluno do curso técnico em informática do Centro Estadual de Educação José Pacífico de Moura Neto em Teresina (PI).

“No curso, a gente se aprofunda e vê formas técnicas de fazer o trabalho, tem mais conhecimento e aprende coisas que a gente nunca tinha visto. Por mais que já convivesse com esse tipo de trabalho há muito tempo, vi que muita coisa eu não fazia da melhor forma. A formação me ajudou a entender melhor como tudo funciona na prática.” – Igor da Rocha, aluno do curso técnico em agropecuária do Cepa Geraldo Afonso Garcia Ferreira em Aquidauana (MS).

“O técnico em agropecuária foi uma grande oportunidade. Com o que aprendi, ajudei o trabalho da minha família na terra e logo ingressei no mercado de trabalho, em uma empresa da área. Ter feito o curso me ajudou a ficar na minha cidade, perto da família, porque essa região é muito rica em agricultura e pecuária.” - Valdenilson Nunes dos Santos, ex-aluno do curso técnico em agropecuária do CEEPRU Frei José Apicella em Guadalupe (PI).