CNPq inscreve até fevereiro propostas para olimpíadas, feiras e mostras científicas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está recebendo até fevereiro de 2025 inscrições de todo o país para subsidiar a realização, ao longo do ano, de feiras e mostras científicas (prazo de inscrição até 3/2) e de olimpíadas científicas ((prazo de inscrição até 10/2). A iniciativa é parte do Programa de Popularização da Ciência (PopCiência) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
As propostas precisam envolver estudantes e professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, educação de jovens e adultos e/ou educação profissional e tecnológica) da rede pública ou particular; pesquisadores e técnicos da educação básica da rede pública ou particular; e a sociedade em geral.
O proponente tem de ser o coordenador do projeto, possuir vínculo formal com a instituição executora e titulação mínima de graduação. Se não houver vínculo, ele deverá ser comprovado em documento oficial sobre a concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto. Esta última precisa estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.
A chamada de feiras e mostras tem quatro linhas por área de abrangência: 1) municipal; 2) estadual ou distrital; 3) nacional; 4) escolas em tempo integral em municípios com até cem mil habitantes. Já a chamada para as olimpíadas prevê três linhas: 1) olimpíadas nacionais; 2) olimpíadas nacionais em suas primeiras edições; 3) olimpíada internacional a ser realizada no Brasil. Os eventos poderão ser virtuais.
Os resultados preliminares devem ser divulgados em 20 de março de 2025, e os resultados finais, em 14 de abril. Detalhes estão nos dois editais nos links abaixo:
Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 37/2024 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas
Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 38/2024 - Pop Ciência - Olimpíadas Científicas