Desenvolvimento dos jovens e o trabalho

Desenvolvimento dos jovens e o trabalho

O jornal Valor Econômico publicou na editoria de Opinião, no dia 11 de abril de 2025, um artigo sobre a necessária qualificação das juventudes brasileiras para o mundo do trabalho e o seu desenvolvimento pleno como pessoas.

Assinado por Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho (IET), o texto integra a coluna mensal da profissional no veículo. Ela defende que o mundo do trabalho seja incorporado à formação dos estudantes no ambiente escolar, como já ocorre em países como Alemanhã e Suíça, que ampliam o repertório dos jovens desde cedo.

Na visão da autora, os jovens brasileiros desejam uma educação que os prepare bem para o universo produtivo e, nesse sentido, o aumento das matrículas em cursos de formação profissional em 2024 é algo que deve ser comemorado. Entretanto, o programa de aprendizagem profissional, conhecido como Jovem Aprendiz, ainda é subutilizado no Brasil, com uma fração muito pequena de jovens, o que exige uma mudança de postura pelas empresas. Bons exemplos vêm dos estados do Piauí e do Mato Grosso do Sul que estão unindo a aprendizagem profissional com a educação pública e gerando o desenvolvimento integral nos jovens.

A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes do Valor Econômico.