Duzentas mil vagas gratuitas de qualificação profissional serão oferecidas até 2027
Duzentas mil vagas gratuitas em qualificação profissional serão oferecidas de 2025 a 2027, em 15 áreas, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A oferta ocorre a partir de um Acordo de Cooperação Técnica entre a instituição e o Ministério do Trabalho e Emprego, assinado em Brasília (DF), em 18 de dezembro de 2024, e alinhado à política ministerial Qualifica-PAC.
O objetivo é qualificar e requalificar trabalhadores em formações de 160 horas de carga mínima e assim impulsionar a empregabilidade no país. Senai e ministério identificarão as demandas por formação nos estados e oferecerão os cursos que atendam a essas necessidades aos candidatos que atendam aos requisitos de gratuitdade do Senai. Ao longo de 2025, o departamento nacional do Senai e as Federações das Indústrias Estaduais divulgarão os cursos e as vagas disponíveis.
As áreas dos cursos são bastante variadas: alimentos e bebidas, automação e mecatrônica, automotiva, construção civil, edificações e instalações, eletroeletrônica, energia, gestão, gráficas e mídias impressas e digitais, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metalmecânica, soldagem, mineração, química, refrigeração e climatização, tecnologia da informação, têxtil, vestuário e confecção.