Educação profissional elitista ou equalizadora?
O jornal Valor Econômico publicou, no dia 4 de dezembro de 2023, artigo de Guilherme Lichand que problematiza o atual debate sobre a carga horária da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no ensino médio, em relação à carga da Formação Geral Básica (FGB), e os possíveis equívocos dos argumentos, encarados por alguns como elitistas ou como focados na equidade.
Guilherme Lichand é docente de educação da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com Ph.D. em economia política e governo pela Universidade de Harvard. Ele defende que, em vez de discutir número de horas, a sociedade deveria debater como fazer com que a EPT promova efetivamente a empregabilidade, a renda e as chances de estudos e aprendizados futuros, contando com o envolvimento direto do setor produtivo, que gerará as oportunidades para o jovem transformar a sua realidade e a da sua família.
A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes do Valor Econômico.