Ensino médio profissional na CE
O jornal Valor Econômico publicou, no dia 31 de julho de 2024, um artigo de João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, que aborda a ampla e qualificada oferta de ensino profissional de nível médio nos países da Comunidade Europeia e levanta pontos de alerta para a melhoria da oferta brasileira.
O texto aponta que a Comunidade Europeia alcança alta empregabilidade dos egressos do ensino técnico e boa taxa de retorno, além de elevada mobilidade para as transições profissionais futuras dos trabalhadores. A região também proporciona um aprofundamento de disciplinas dos campos de estudos, fugindo da “generalização”, e desenvolve as habilidades não cognitivas dos jovens, como a cooperação e a inovação.
O autor ressalta ainda a grande aproximação entre o universo da educação profissional e o mundo das empresas daquela região, movimento este que não é facilitado pelas legislações educacionais e empresariais no Brasil. Segundo ele, o empresariado brasileiro precisa se organizar e se envolver no tema para que o ensino profissional ganhe a importância que merece.
A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes do Valor Econômico.