Garantir políticas públicas para as juventudes: o momento é agora
O Nexo Jornal publicou, no dia 20 de maio, artigo de Mariana Resegue, Marcus Barão e Laura Boeira que alerta para a urgência de investir nas juventudes do Brasil para que tenham acesso a saúde, educação e renda e o país possa aproveitar os benefícios do bônus demográfico. Hoje, conta com cerca de 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos, mas a partir de 2060 a população passará por um processo de envelhecimento.
Mariana Resegue é jornalista, coordenadora estratégica do Em Movimento e coordenadora geral do Atlas das Juventudes. Marcus Barão é presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e coordenador geral do Atlas das Juventudes. Laura Boeira é diretora executiva do Instituto Veredas e doutoranda em psicologia social pela PUC-RS.
Os pesquisadores apontam como preocupante o desaparecimento das juventudes dos programas orçamentários públicos nos últimos anos, com redução de recursos destinados a elas, sobretudo no contexto alarmante de pós-pandemia, com aumento da evasão escolar e do desemprego juvenis. Defendem a implementação de um plano intersetorial e interfederativo que assegure investimentos e que garanta direitos dos jovens para que eles possam se desenvolver e desenvolver o país.
A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes do Nexo Jornal.