ILP e Fapesp realizam conferência “Educação para o Trabalho: Mudando Realidades”
O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação promove em 6 de maio de 2024, segunda-feira, das 15h às 17h, a conferência “Educação para o Trabalho: Mudando Realidades”. O evento é presencial, aberto e gratuito, sendo necessário inscrever-se previamente aqui. Haverá também uma transmissão on-line ao vivo pelos canais do YouTube da Alesp e do ILP.
As discussões partem da premissa de que o investimento em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) promove a inclusão social das juventudes e dá a elas perspectivas de futuro, contribuindo para diminuir o número de jovens que não estudam nem trabalham e para impactar positivamente o desenvolvimento do país.
Os debatedores são: Ana Inoue, Itaú Educação e Trabalho (IET); José Alberto Cuminato, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos; e Laura Laganá, Centro Paula Souza (CPS). A mediação é de Carlos Américo Pacheco, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Eles abordarão assuntos como: a deficiência do investimento no ensino técnico e profissionalizante frente à necessidade de qualificação profissional e às demandas latentes de desenvolvimento industrial e tecnológico; os desafios da gestão escolar e a reforma do ensino médio; o papel das parcerias; a absorção dos formados na EPT pelo mercado de trabalho; e a necessidade de melhoria da percepção sobre a qualificação da EPT.
O Ciclo é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fapesp para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e interessados nos temas abordados.
O encontro de 6 de maio acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no Plenário José Bonifácio, situado na av. Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar, na capital paulista. Perguntas aos debatedores devem ser encaminhadas durante o evento para o e-mail cicloilp@fapesp.br. Serão emitidos certificados aos participantes, mediante preenchimento de formulário de avaliação disponibilizado durante o evento.