Inep discute avaliação da educação profissional
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) iniciou em 18 de março o ciclo de Seminários Técnicos em Avaliação da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). Intitulados “Quintas da EPT”, os seminários acontecem toda quinta-feira, das 10h ao meio-dia. Os debates são transmitidos ao vivo pelo canal do Inep no YouTube (https://www.youtube.com/c/inep_oficial).
O objetivo do ciclo é aprofundar as reflexões do livro Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção, lançado em fevereiro deste ano. A obra descreve como saber o que é e como avaliar a EPT. Propõe utilizar dados do Inep e de outras instituições para construir estatísticas que ajudem a avaliar a EPT. E também apresenta experiências já consolidadas de avaliação dessa modalidade de ensino.
Os seminários abordam um conjunto de referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da Educação Profissional e Tecnológica. Com isso, o ciclo pretende fortalecer o campo da educação profissional. Nos encontros, os autores dos 12 estudos do livro apresentam os resultados de cada um deles. O primeiro tema debatido, no dia 18 de março, foi “Os cursos técnicos articulados como estratégia de universalização do ensino médio e ampliação da qualidade”. O estudo foi realizado pelos pesquisadores do Inep Ana Elizabeth M. de Albuquerque, Gustavo Henrique Moraes, Robson dos Santos, e Susiane de Santana M. O. da Silva.
O ciclo tem o apoio e a participação de dez instituições com experiência em avaliação da EPT: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Senai, Senac, Centro Paula Souza, Ipea, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).