Inovações a serviço da empregabilidade
O jornal O Globo publicou na editoria de Opinião, no dia 24 de abril de 2023, um artigo assinado que problematiza a dificuldade dos trabalhadores brasileiros menos qualificados de comprovarem que têm as competências e habilidades exigidas pelos empregadores, o que lhes permitiria alcançar melhores postos de trabalho.
O autor, Ricardo Henriques, economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco, propõe como solução para o problema a criação de um Marco Nacional de Qualificações (MNQ). Ele funcionaria como uma referência nacional para qualificar os trabalhadores com o estabelecimento de padrões claros de competências e habilidades para o desempenho de determinada função em um determinado setor. Assim os trabalhadores obteriam certificações de fato reconhecidas pelo mercado.
De acordo com ele, o MNQ deveria ser conectado à Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certific) e o reconhecimento de conhecimentos prévios ajudaria a diminuir o impacto da desvantagem social dos jovens mais pobres, contribuindo para a redução do desemprego e a melhora da competitividade e produtividade.
A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes de O Globo.