Institutos federais são premiados em 1º Concurso de Boas Práticas do MEC

Fonte

Ministério da Educação (MEC)

Data

10/11/2023

Formato

Notícia

Acesso

Livre

Institutos federais são premiados em 1º Concurso de Boas Práticas do MEC

Iniciativas de institutos federais brasileiros foram premiadas em outubro de 2023 no 1º Concurso de Boas Práticas do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é reconhecer soluções que melhorem as ações de governança e de integridade na gestão dos órgãos federais da educação.

A edição contou com mais de 70 inscrições de universidades, institutos federais e autarquias vinculadas ao MEC de todas as regiões do país. Do total, 34 foram escolhidas como finalistas pela Assessoria Especial de Controle Interno (Aeci) do MEC, organizadora do concurso. Em seguida, foram premiadas duas melhores práticas em cada categoria. Os classificados do terceiro ao sexto lugar também foram divulgados.

A premiação acontecerá durante a abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno (Saci) do MEC, em 28 de novembro, às 10h, no auditório do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Os vencedores estão listados abaixo:

- Aprimoramento da integridade pública – 1º lugar: Programa de Podcast “Integritude”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB); 2º lugar: Programa Permanente de Conscientização em Proteção de Dados Pessoais e Privacidade da UFRGS (Proprivacidade), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

- Aprimoramento da transparência ativa e passiva e da participação social na gestão pública – 1º lugar: Plataforma Nilo Peçanha – PNP, do Ministério da Educação (MEC); 2º lugar: Farol de Desempenho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

- Fortalecimento da gestão de riscos e dos controles internos – 1º lugar: Mago - Mapeamento de Ações de Governança, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); 2º lugar: Empoderamento e capacitação em Gestão de Riscos - Manual para Adesão à Plataforma ForRisco e espaço Minuto Gestão de Riscos na UFAM, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

- Aprimoramento das atividades de ouvidoria - 1º lugar: Ouvidoria Feminina UFOP, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); 2º lugar: Ouvidoria Integrada para uma atuação Participativa, Inclusiva e Acolhedora, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

- Aprimoramento da atividade correcional e de aplicação da Lei Anticorrupção – 1º lugar: O tratamento de conflitos através das múltiplas portas, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); 2º lugar: Diálogos Correcionais nos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

- Aprimoramento das atividades de auditoria interna – 1º lugar: Painel de Auditoria Interna, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG); 2º lugar: Construção do Planejamento de Auditoria Participativo, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).