Juventudes e o bônus demográfico

Fonte

O Globo

Data

31/07/2023

Formato

Notícia

Acesso

Livre

Juventudes e o bônus demográfico

O jornal O Globo publicou na editoria de Opinião, no dia 31 de julho de 2023, um artigo assinado que defende que, mesmo estando próximo do fim de seu bônus demográfico, como apontaram os dados do novo Censo, o Brasil ainda pode aproveitá-lo, desde que forme e gere oportunidade de inclusão produtiva aos jovens, principalmente àqueles mais prejudicados, como os negros e os mais pobres.

Assinado por Ricardo Henriques, economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco, o texto aponta avanços, como o aumento da conclusão do ensino médio no país e o crescimento do acesso ao ensino superior, mas numa menor proporção entre os jovens negros, o que perpetua desigualdades históricas. Além disso, a taxa de desemprego da faixa de 18 a 24 anos continua bem mais alta que a de 25 a 60 anos.

Segundo ele, é preciso desenvolver políticas para diminuir o abandono e o atraso escolar, principalmente nas periferias, e trabalhar para inserir os jovens “sem-sem”, unindo educação e trabalho em uma agenda intersetorial de políticas públicas com esse olhar para os mais vulneráveis.

A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes de O Globo.