Laboratório de Inclusão Produtiva das Juventudes contribui para inserção de jovens
A inclusão produtiva digna de jovens brasileiros no mundo do trabalho acaba de ganhar um aliado: o Laboratório de Inclusão Produtiva das Juventudes (LINC). A iniciativa lançada em setembro de 2023 pretende avançar na construção de políticas e programas mais integrados, efetivos e diversos para inserção da população de 15 a 29 anos, por meio da coalizão entre sociedade civil, governos e setor produtivo e da organização de um ecossistema de políticas públicas e projetos multi e intersetoriais.
O LINC foi criado em conjunto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), Instituto Unibanco e Itaú Educação e Trabalho.
As ações do laboratório partem de seis eixos: apoio técnico a estados; formação de gestores públicos e lideranças sociais; mapeamento de boas práticas; monitoramento de indicadores; organização e produção de conhecimento acadêmico e empírico; e reconhecimento de políticas públicas bem-sucedidas.
Dentro desses eixos, os principais objetivos do LINC são: fomentar o avanço de uma agenda nacional para a inclusão produtiva de jovens; reunir esforços intersetoriais de atores governamentais e não-governamentais em torno dessa agenda; apoiar o poder público, sobretudo os estados, na implementação ou no aprimoramento de políticas públicas para as juventudes; mapear, divulgar e incentivar boas práticas; fomentar e produzir conhecimento acadêmico e empírico na temática; reconhecer e incentivar políticas públicas bem-sucedidas de inclusão produtiva juvenil.
Novidades da iniciativa estarão no site: https://lincjuventudes.com.br/. Quem deseja saber mais ou participar do LINC deve escrever para o seguinte correio eletrônico: linc@fgv.br