Matrículas em EPT sobem em 2024, mas Brasil não atinge meta do PNE para nível médio
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) registrou crescimento de 229 mil novas matrículas na rede pública em 2024, segundo o Censo Escolar 2024. Ele foi divulgado no início de abril de 2025 pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No total, a EPT somou 2.575.293 matrículas em 2024, segundo o Censo, sendo 1.570.993 matrículas na rede pública. Isso significa um crescimento 2,4 vezes maior do que o registrado em 2023. Mesmo com esse aumento, o país teve em 2024 só 2.389.454 matrículas de nível médio no ensino técnico, ou seja, atingiu apenas 49,6% da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que era de chegar a 4,8 milhões de matrículas em 2024, tendo como ponto de partida o ano de 2014.
De acordo com o Censo, ao considerar o ensino médio regular combinado com curso técnico ou de magistério, a proporção de matrículas no ensino médio regular nestes programas vocacionais subiu, indo de 12,5% do total de matrículas em 2021 para 17,2% em 2024.
O estado com maior proporção da matrícula no ensino médio regular nos programas vocacionais em 2024 é o Piauí, com 52,4%. Foi seguido pela Paraíba (34,1%), Espírito Santo (33,7%), Paraná (28, 5%) e Rio Grande do Norte (23,7%). Já a maior oferta de educação profissional na rede pública no país é na rede estadual (74,3%), seguida pela rede federal (21,4%) e pela rede municipal (4,3%).
Só na rede pública, em 2024, foram registradas 1.536.412 matrículas de EPT de nível médio, uma elevação de 14,5% em relação a 2023 (1.341.981 matrículas). Apenas em relação aos cursos técnicos de nível médio, foram 1.416.487 matrículas em 2024, representando um aumento de 18% em comparação com 2023 (1.200.455 matrículas).
O crescimento das matrículas em EPT em 2024 foi puxado sobretudo pela forma de oferta integrada ao ensino médio. Enquanto o crescimento geral do país foi de 5,3%, o crescimento nesta forma de oferta representou 26,1%, ou 203.794 matrículas. A modalidade integrada passou de 782.129 matrículas para 985.923 matrículas em 2024. Além disso, a modalidade integrada a EJA apresentou um crescimento de 2023 para 2024, passando de 38.313 matrículas em 2023 para 58.852 matrículas em 2024, um aumento de 53,6%.