Observatórios do Sistema Indústria divulgam 14 macrotendências globais até 2040

Observatórios do Sistema Indústria divulgam 14 macrotendências globais até 2040

A Rede de Observatórios do Sistema Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mapeou em um estudo as 14 principais macrotendências globais que causarão impacto na indústria brasileira nos próximos dezesseis anos, até 2040, e sugeriu também ações para diferentes setores industriais aproveitarem as oportunidades e se defenderem das ameaças.

A análise divulgada no início de dezembro de 2024 aponta mudanças em padrões de consumo, tecnologias de produção, questões ambientais e mudanças sociais. Ela foi elaborada por meio da seguinte metodologia: leituras de publicações e artigos científicos nacionais e internacionais, consultas e ferramentas de inteligência artificial, estruturação de conteúdos em matriz (matriz analítica de macrotendências) e, por fim, realização de oficinas com especialistas para olhar e avaliar os dados. Os resultados ajudam as empresas no planejamento e na criação de novos produtos e serviços.

As 14 macrotendências que impactarão o setor produtivo brasileiro até 2040 são: cadeias multidimensionais; desigualdades socioeconômicas; consumo singular; educação ubíqua; cultura do bem-estar; escassez de recursos; instabilidade geopolítica; mudanças climáticas; transformações epidemiológicas; transformações no mundo do trabalho; reconhecimento de diversidade; transição demográfica; transição tecnológica e digital; e transição verde. Mais detalhes estão aqui.

Dez setores foram mapeados e analisados para verificar os impactos das 14 macrotendências globais nas formas de produção e no mercado. São eles: alimentos e bebidas; construção; energia; máquinas e equipamentos; metalurgia e produtos de metal; minerais metálicos; produtos químicos; tecnologia da informação e comunicação; transporte, armazenagem e Correio; e veículos, embarcações e aeronaves.