OCDE promove webinário sobre microcredenciais para remodelar a força de trabalho

Local

OCDE

Data

14 de fevereiro de 2024 às 09:00

Formato

Agenda

Acesso

Livre

14 de fevereiro de 2024 às 09:00

OCDE promove webinário sobre microcredenciais para remodelar a força de trabalho

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) promove em 14 de fevereiro de 2024, quarta-feira, o webinário “Preenchendo a lacuna – como os países estão utilizando microcredenciais para remodelar a força de trabalho”, que será transmitido a partir das 9 horas (horário de Brasília). É preciso inscrever-se previamente neste link.

No evento serão debatidas as microcredenciais, ou microcertificações, que são programas educativos mais curtos, direcionados e flexíveis, remotos ou presenciais, que ajudam a enfrentar as crescentes exigências de melhoria de competências e requalificação no mundo do trabalho, durante a trajetória dos profissionais. Estará em discussão de que maneira os países integram as microcredenciais nos seus sistemas educativos.

A base para o diálogo entre os especialistas são os achados do estudo “Projeto de Implementação de Microcredenciais”, da OCDE-Comissão Europeia, que explora como os países da OCDE estão respondendo ao aumento das microcredenciais e como a sua integração está remodelando o cenário da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento da força de trabalho.

Os palestrantes são: Petri Haltia, conselheiro ministerial sênior do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia; Peter Ondreička, diretor do Departamento de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ciência, Investigação e Desporto da Eslováquia; Duša Marjetič, chefe da Divisão de Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação da Eslovénia; Pedro Martínez Martín, conselheiro ministerial sênior do Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha; Isabel Ladron Arroyo, responsável política da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia; Shizuka Kato, analista de Políticas de Ensino Superior da Direção de Educação e Competências da OCDE. A moderação é de Simon Roy, chefe de Política de Ensino Superior da Direção de Educação e Competências da OCDE.