Os entraves ao avanço da educação técnica

Fonte

O Estado de S.Paulo

Data

30/04/2024

Formato

Notícia

Acesso

Livre

Os entraves ao avanço da educação técnica

o O jornal O Estado de S.Paulo publicou na editoria de Opinião, no dia 29 de abril de 2024, um artigo que aborda quais fatores são obstáculos à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil.

Assinado por Isaías Pascoal, doutor em ciências sociais e professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeminas), o texto aponta dificuldades dos estados diante dos altos custos da EPT; falta de tradição nessa oferta nos estados; pouco interesse da iniciativa privada diante dos altos custos; preconceito contra a formação técnica; necessidade de repensar o desenho dos cursos; e visões contrárias sobre como organizar a oferta, resultados de disputas ideológicas que geram alterações normativas e organizacionais quando há mudanças de governo.

Para o pesquisador, o último fator é o mais prejudicial. Em sua argumentação, ele relembra alterações históricas em legislações da EPT a depender da orientação de cada governo do momento, como o fim do ensino integrado por um período e a recente retomada dele.

O autor cita ainda o fato das modalidades concomitante e, principalmente, integrada serem mais alvos de discórdias ideológicas, a exemplo dos imbróglios da reforma do ensino médio, realizada em 2017. Os embates e as mudanças derivadas deles geram, segundo ele, confusão, cansaço e ceticismo no nível das unidades escolares.

A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes de O Estado de S.Paulo.