Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes é lançado em Brasília
Foi lançado na capital federal em 11 de dezembro de 2023 o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes: um chamado para a ação. Trata-se de uma iniciativa que mobiliza empresas, sociedade e governos para a criação, até 2030, de oportunidades de formação profissional e trabalho para adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade.
O pacto é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO). Conta também com parceria do Pacto Global das Nações Unidas e com apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).
A adesão espontânea ao pacto pode ser feita pela página pactopelasjuventudes.org., onde se encontram os cinco passos para tornar-se signatário. Cada agente transformador compromete-se a realizar algumas ações concretas específicas. Os agentes são: governos (federal, estadual, distrital e municipal), empresas, cooperativas, entidades formadoras, organizações de empregadores, organizações de trabalhadores, fundações, institutos e movimentos das juventudes.
Entre as justificativas para a criação da iniciativa estão: o aumento da oferta de ensino técnico de nível médio eleva o PIB do país; o ensino profissionalizante permite mais salário e mais evolução de carreira para os jovens do que o ensino regular; ainda existe muito espaço para as empresas contratarem a sua cota de aprendizes estabelecida por lei; a maioria dos jovens aprendizes consegue empregos formais.