Pela primeira vez no estado, Amapá oferta Ejatec e aplica modalidade EaD

Fonte

Secretaria do Estado da Educação do Amapá

Data

01/04/2022

Formato

Notícia

Acesso

Livre

Pela primeira vez no estado, Amapá oferta Ejatec e aplica modalidade EaD

O Amapá iniciou, pela primeira vez no estado, a oferta da modalidade Ejatec, que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foram abertas em março de 2022 180 vagas no nível de ensino médio integrado ao curso de técnico em informática.

Essa oferta da Ejatec no Amapá é resultado de uma construção coletiva com protagonismo da equipe técnica da Secretaria do Estado da Educação e com apoio técnico da equipe do Itaú Educação e Trabalho (IET).

As vagas dessa primeira etapa do Programa Ejatec estão distribuídas em duas escolas em Macapá (Escola Estadual Ruth Bezerra e o Centro de Ensino Supletivo Paulo Melo), com três turmas em cada uma. A forma de oferta, que inclui a Educação a Distância (EaD), também é inovadora no estado: a Ejatec será semipresencial, com 50% do ensino a distância e 50% presencial.

A aula inaugural, realizada em 15 de março, em cerimônia no auditório da secretaria, contou com a presença da secretária estadual da educação, Maria Goreth da Silva e Sousa, técnicos, professores e estudantes. Na ocasião, os profissionais da secretaria e das duas escolas receberam exemplares dos dois cadernos produzidos pelo IET em 2021 para auxiliar, gratuitamente, a formação de educadores para a Ejatec.

O EJA articulada à EPT no EM: material de apoio à formação de educadores – Caderno Conceitual aponta caminhos teóricos para que os profissionais da educação aperfeiçoem suas práticas pedagógicas em sala, considerando a aprendizagem centrada no estudante, os contextos locais, o trabalho como princípio educativo e a articulação curricular. Já o EJA articulada à EPT no EM: material de apoio à formação de educadores – Caderno dos Encontros propõe um percurso formativo com atividades práticas em sete encontros que materializam os preceitos contidos no volume conceitual.