Plataforma QEdu Juventudes e Trabalho traz dados sobre situação dos jovens no Brasil

Fonte

Fundação Roberto Marinho

Data

06/05/2024

Formato

Notícia

Acesso

Livre

Plataforma QEdu Juventudes e Trabalho traz dados sobre situação dos jovens no Brasil

A plataforma QEdu Juventudes e Trabalho foi lançada em abril de 2024 e tem por objetivo reunir indicadores e evidências para qualificar o debate e nortear o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de educação e trabalho para as juventudes brasileiras.

A iniciativa aberta e gratuita é resultado de uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho, o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), gestor de todas as plataformas Qedu, e o Itaú Educação e Trabalho.

As páginas estão divididas em três dimensões: retrato das juventudes; situação de estudo e trabalho; e mundo do trabalho e escolaridade. São apresentados indicadores como número de jovens no país, proporção de jovens em situação de pobreza, percentual que não estuda nem trabalha, além de indicadores de mercado de trabalho, como taxa de desocupação e informalidade.  

Os indicadores são relacionados com os diferentes níveis educacionais e desagregados por território (Brasil, regiões e estados), área (urbana e rural) e marcadores sociais como sexo, cor ou raça, faixa etária, escolaridade e renda. Para facilitar a consulta, as informações são apresentadas de forma visual, em infográficos, ilustrações e tabelas. Há ainda publicações e textos sobre os diferentes subtemas.