Potencialidades e desafios da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica
A Inteligência Artificial (IA) vem se apresentando nos últimos meses como um recurso transformador na educação, em um cenário mundial que exige cada vez mais dos jovens o domínio da tecnologia e a inovação. Debates abertos recentes sobre IA e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Centro Paula Souza (CPS) e no Ministério da Educação (MEC), têm levantado algumas questões sobre esse tema no Brasil. As principais estão listadas a seguir.
As discussões mostram que é essencial que a EPT englobe a IA não apenas como uma tecnologia, mas como uma oportunidade de formar jovens profissionais prontos para os desafios laborais do século 21. Dada sua relevância e atualidade, faz-se necessário incorporar as tecnologias de IA nos currículos e, para isso, é fundamental que as secretarias de educação qualifiquem os educadores para integrarem a IA em suas práticas pedagógicas de maneira adequada.
Os docentes precisam ser capazes de identificar quais conteúdos podem ser aprimorados com o uso da IA e como essa tecnologia pode complementar as metodologias de ensino tradicionais. Essa incorporação de tecnologias de IA nos currículos proporciona aos alunos de EPT, por exemplo, o aprendizado de ferramentas e softwares amplamente utilizados nas indústrias, permitindo que se antecipem àquilo que encontrarão no mercado de trabalho.
Como a EPT deve ir além do ensino das habilidades técnicas ("saber-fazer") e incluir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (como a comunicação e a capacidade de resolução de conflitos) e de habilidades criativas, a IA pode ajudar nesse processo, por meio da oferta de simulações realistas e de ambientes de aprendizado interativos, como jogos educacionais, por exemplo, que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas por parte dos estudantes. Ferramentas e métodos inovadores, em ambientes seguros e controlados, possibilitam aos alunos praticar suas habilidades, acessar tutoria virtual em tempo real e ter feedbacks imediatos, o que torna a aprendizagem mais envolvente e significativa.
Uma das características da IA é que ela tem a capacidade de personalizar o aprendizado, permitindo que os estudantes avancem em seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades específicas porque os sistemas de IA podem analisar o desempenho dos alunos e adaptar o conteúdo às suas necessidades individuais. Isso significa que, com a IA, cada estudante pode seguir um caminho de aprendizado que se ajusta ao seu ritmo e estilo, aumentando a eficácia do seu aprendizado.
A personalização do ensino é bem relevante na EPT, em que a formação deve ser adaptada às exigências do mundo do trabalho, porque ela pode melhorar a retenção de conhecimento e o reforço em habilidades mais necessárias ao estudante e, ao mesmo tempo, prepara os estudantes para enfrentarem desafios reais em suas futuras carreiras.
Além disso, formar profissionais que compreendam e saibam usar a IA é essencial para assegurar que eles sejam competitivos e relevantes em suas áreas de atuação porque enfrentarão na vida adulta a rápida evolução das tecnologias, o que exige uma qualificação profissional permanente para um mercado de trabalho em transição. Segundo o documento Future of Jobs 2025 (Futuro do Trabalho), do Fórum Econômico Mundial, até o ano de 2030, as habilidades tecnológicas em IA, big data e segurança cibernética devem ter um crescimento rápido de demanda, e habilidades humanas, como criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade, ainda continuarão críticas e necessárias.
A IA também pode servir como ferramenta de apoio aos próprios educadores. Com a automação de tarefas administrativas, como correção de provas e gerenciamento de dados, os professores podem dedicar mais tempo ao ensino e à interação com os alunos. A IA também pode fornecer insights sobre o desempenho da turma, ajudando os educadores a identificar as áreas que precisam de mais atenção.
Embora a IA traga inúmeras oportunidades, também esbarra em questões sensíveis quanto à sua implementação na educação. Para os especialistas, é crucial que as instituições de ensino abordem esses desafios de forma proativa, garantindo que a tecnologia seja utilizada como uma aliada e não como uma ameaça. A discussão sobre a ética da IA e seu impacto na educação é fundamental para moldar um futuro em que a tecnologia beneficie todas as pessoas.
Há outros riscos preocupantes que devem ser levados em conta na adoção da IA como: criação de dependência da tecnologia pelos alunos; desumanização do ensino; deterioração do pensamento crítico; viés algorítmico; e qualidade do conteúdo ofertado. A interação excessiva com a IA também pode afetar as habilidades sociais dos jovens, dificultando a comunicação e a empatia nas relações interpessoais. Por tudo isso, as secretarias precisam estabelecer regras e protocolos para assegurarem o melhor uso da IA para a comunidade escolar.