Potencialidades e desafios da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica

Potencialidades e desafios da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica

A Inteligência Artificial (IA) vem se apresentando nos últimos meses como um recurso transformador na educação, em um cenário mundial que exige cada vez mais dos jovens o domínio da tecnologia e a inovação. Debates abertos recentes sobre IA e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Centro Paula Souza (CPS) e no Ministério da Educação (MEC), têm levantado algumas questões sobre esse tema no Brasil. As principais estão listadas a seguir.

As discussões mostram que é essencial que a EPT englobe a IA não apenas como uma tecnologia, mas como uma oportunidade de formar jovens profissionais prontos para os desafios laborais do século 21. Dada sua relevância e atualidade, faz-se necessário incorporar as tecnologias de IA nos currículos e, para isso, é fundamental que as secretarias de educação qualifiquem os educadores para integrarem a IA em suas práticas pedagógicas de maneira adequada.

Os docentes precisam ser capazes de identificar quais conteúdos podem ser aprimorados com o uso da IA e como essa tecnologia pode complementar as metodologias de ensino tradicionais. Essa incorporação de tecnologias de IA nos currículos proporciona aos alunos de EPT o aprendizado de ferramentas e softwares utilizados nas indústrias, permitindo que se antecipem àquilo que encontrarão depois de formados no mercado de trabalho.

Como a EPT deve ir além do ensino das habilidades técnicas ("saber-fazer") e incluir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (como a comunicação e a capacidade de resolução de conflitos) e de habilidades criativas, a IA pode ajudar nesse processo. Isso se dá por meio da oferta de simulações realistas e de ambientes de aprendizado interativos, como jogos educacionais que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas por parte dos estudantes. Ferramentas e métodos inovadores, em ambientes seguros e controlados, possibilitam aos alunos praticar suas habilidades, acessar tutoria virtual em tempo real e obter feedbacks imediatos, o que torna a aprendizagem mais envolvente e significativa.

Uma das características da IA é que ela tem a capacidade de personalizar o aprendizado, permitindo que os estudantes avancem em seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades específicas porque os sistemas de IA podem analisar o desempenho dos alunos e adaptar o conteúdo às suas necessidades individuais. Isso significa que, com a IA, cada estudante pode seguir um caminho de aprendizado que se ajusta ao seu ritmo e estilo, aumentando a eficácia do seu aprendizado.

A personalização do ensino é bem relevante na EPT, em que a formação deve ser adaptada às exigências do mundo do trabalho, porque ela pode melhorar a retenção de conhecimento e o reforço em habilidades mais necessárias ao estudante e, ao mesmo tempo, pode preparar os estudantes para enfrentarem desafios reais que terão em suas futuras carreiras.

Além disso, formar profissionais que compreendam e saibam usar a IA é essencial para assegurar que eles sejam competitivos e relevantes em suas áreas de atuação porque enfrentarão na vida adulta a rápida evolução das tecnologias, o que exige uma qualificação profissional permanente para um mercado de trabalho em transição. Segundo o documento Future of Jobs 2025 (Futuro do Trabalho), do Fórum Econômico Mundial, até o ano de 2030, as habilidades tecnológicas em IA, big data e segurança cibernética devem ter um crescimento rápido de demanda e habilidades humanas, como criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade ainda continuarão críticas e necessárias.

A IA também pode servir como ferramenta de apoio aos próprios educadores. Com a automação de tarefas administrativas, como correção de provas e gerenciamento de dados, os professores podem dedicar mais tempo ao ensino e à interação com os alunos. A IA também pode fornecer insights sobre o desempenho da turma, ajudando os educadores a identificar as áreas que estão precisando de mais atenção.

Embora a IA traga inúmeras oportunidades, também esbarra em questões sensíveis quanto à sua implementação na educação. Para os especialistas, é crucial que as instituições de ensino abordem esses desafios de forma proativa, garantindo que a tecnologia seja utilizada como uma aliada e não como uma ameaça. A discussão sobre a ética da IA e seus impactos na escola é fundamental para moldar um futuro em que a tecnologia beneficie todas as pessoas.

Há outros riscos preocupantes que devem ser levados em conta na adoção da IA na EPT como: criação de dependência da tecnologia pelos alunos; desumanização do ensino; deterioração do pensamento crítico; viés algorítmico; e qualidade do conteúdo ofertado. A interação excessiva com a IA também pode afetar as habilidades sociais dos jovens, dificultando a comunicação e a empatia nas relações interpessoais, altamente necessárias no mundo do trabalho. Por tudo isso, as secretarias precisam estabelecer regras e protocolos bastante estruturados para assegurarem o melhor uso da IA pela comunidade escolar.