Rede Nacional de Ciência para Educação discute em simpósio como a ciência contribui com a educação

Local

Academia Brasileira de Ciências

Data

08 de março de 2024 às 09:00

Formato

Agenda

Acesso

Livre

08 de março de 2024 às 09:00

Rede Nacional de Ciência para Educação discute em simpósio como a ciência contribui com a educação

A Rede Nacional de Ciência para Educação e sua Cátedra Unesco realizarão em 8 de março de 2024, sexta-feira, o Simpósio Educação Tem Ciência para discutir como a ciência pode contribuir com a educação. 

Em formato híbrido (presencial e transmitido pelo Youtube), o evento gratuito acontece das 9h às 13h, no auditório da Academia Brasileira de Ciências (rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ). Ele é parte da programação preliminar da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCT&I).

Durante o encontro, será elaborado um documento a ser encaminhado depois à 5ª CNCT&I para preparar a Estratégia Nacional de CT&I dos próximos dez anos, que deve incluir uma aproximação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a partir das agências de fomento, por meio de editais coordenados entre as pastas.

Os debatedores serão: Luis Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Carlos Aragão de Carvalho, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A moderação contará com Roberto Lent, coordenador da Rede CpE e da Cátedra Unesco.

Os palestrantes serão: Sidarta Ribeiro, neurocientista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Naercio Menezes Filho, economista do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); Edmundo Souza e Silva, cientista da computação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ); e Janaína Weissheimer, psicolinguista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora-adjunta da Rede CpE.

É preciso inscrever-se, gratuita e antecipadamente, pelo formulário on-line.