RS faz consulta pública sobre itinerários formativos do ensino médio

Fonte

Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Data

29/03/2022

Formato

Notícia

Acesso

Livre

RS faz consulta pública sobre itinerários formativos do ensino médio

Até o próximo dia 4 de abril, a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul recebe sugestões online da sociedade para aprimorar os itinerários formativos do novo ensino médio gaúcho, ofertados pela rede estadual de ensino a partir deste ano. As contribuições podem ser enviadas por aqui: https://curriculo.educacao.rs.gov.br/

Toda a comunidade pode opinar, sejam famílias, jovens, docentes ou pesquisadores, de forma exclusivamente online e por escrito, mediante login e senha no portal da secretaria. O usuário navega pelos descritivos detalhados das 28 trilhas de aprofundamento e, no fim de cada item, envia suas observações ou dúvidas. Essas trilhas proporcionam aos estudantes uma formação em áreas do conhecimento. Serão escolhidas por eles neste ano e implantadas a partir de 2023.

Pode-se opinar inclusive no itinerário formativo de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) gaúcho, que conta com cinco opções de matrizes curriculares, distribuídas entre os cursos de informática, administração, eletrotécnica e agropecuária. Esse itinerário foi construído com base no alinhamento dos cursos técnicos ao potencial econômico das regiões do estado. O Rio Grande do Sul oferta outros itinerários de EPT, mas como esses foram os cursos priorizados na revisão de matrizes e de ementas, são eles que estão na consulta pública.

O objetivo dessa consulta é fomentar a participação da comunidade para que o estado continue validando seus currículos criados de forma transparente e participativa, com a rede estadual e com a comunidade escolar e acadêmica, de maneira que os documentos finais sejam diversos e representativos.

As sugestões para os itinerários da EPT serão encaminhadas à Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (Suepro) e para os demais, ao Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação. Após análise técnica, as mudanças acatadas serão então validadas pelas escolas, que terão até 31 de maio deste ano para readequar as matrizes curriculares.