Sem esforços, país corre risco de perder uma geração de jovens para o desemprego e a exclusão social
O portal do Estadão veiculou, no dia 21 de outubro de 2024, uma postagem sobre a urgência de o Brasil investir nos adolescentes e nos jovens para que essas populações possam ter um futuro próspero.
Assinado por Carolina Delboni, educadora, escritora e especialista em comportamento adolescente, o texto parte do atual quadro de envelhecimento da população brasileira e do alto nível de desemprego entre os jovens para apontar a necessidade de o governo e a sociedade investirem nas juventudes.
A especialista defende um esforço sistêmico para criar melhores condições de ensino e convivência social para adolescentes e jovens, atacando-se questões-chave como evasão escolar, saúde mental, conclusão da educação básica, ampliação do ensino técnico e profissionalizante e integração entre governos e empresas nas ações.
A autora conclui que, para o país transformar as juventudes em motor de crescimento e inovação, precisa investir em políticas públicas que unam educação de qualidade, inserção no mundo do trabalho e apoio financeiro aos mais vulneráveis.
A íntegra do artigo está disponível aqui para assinantes de O Estado de S.Paulo.