Currículo de referência para curso técnico em bioeconomia (versão completa - 51 componentes)

Currículo de referência para curso técnico em bioeconomia (versão completa - 51 componentes)

O currículo em bioeconomia foi criado para formar profissionais para uma indústria em ascensão que une economia e ecologia, faz uso inteligente dos recursos naturais, é sustentável e tem papel essencial para o desenvolvimento do Brasil. Ele tem uma carga horária de 1.000 horas, distribuídas em módulos que podem ser adaptados para oferta concomitante ou subsequente ao ensino médio.

A estrutura do curso é apresentada em 12 módulos que abordam tópicos variados, desde a introdução à bioeconomia e sustentabilidade até gestão ambiental, empreendedorismo, marketing, comercialização e desenvolvimento de projetos sustentáveis. Cada módulo é composto por vários componentes curriculares com respectivos conteúdos e número de horas, totalizando 51 componentes com alto grau de detalhamento (ementa; perfil docente; competências e habilidades; objetos de conhecimento; prática e fazeres escolares; avaliação; referências bibliográficas).

O documento também traz as intersecções dos módulos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), os eixos estruturantes e as habilidades da formação geral básica (BNCC). A proposta flexível proporciona liberdade para a rede estadual adaptar o currículo da forma que mais fizer sentido, uma vez que a estrutura sugerida permite a personalização do curso para cada realidade regional e as diferentes cadeias produtivas locais.