Os desafios da transição escola-trabalho para a juventude brasileira

Autores

Rafael Camelo

Ano de publicação

2021

Formato

Pesquisa

Acesso

Livre

Os desafios da transição escola-trabalho para a juventude brasileira

O Nexo Políticas Públicas publicou um artigo que problematiza o período de transição da escola para o trabalho entre os jovens brasileiros e aponta que boa parte deles vivencia uma transição não linear ou uniforme, com vários percalços, o que gera consequências negativas para sua inserção profissional qualificada nos anos futuros.

Publicado no dia 28 de setembro, o texto é assinado por Rafael Camelo, economista com mestrado e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em políticas públicas de educação. Atualmente, é sócio e diretor da Plano CDE, onde coordena projetos de avaliação e monitoramento para iniciativas do terceiro setor.

O autor mostra números e pesquisas sobre o quanto a experiência escolar e as falhas na educação básica do país contribuem para que os jovens interrompam seus estudos precocemente, sem desenvolver as habilidades necessárias ao universo laboral, comprometendo assim sua entrada digna nos postos de trabalho. Ele ressalta que, diante desse cenário, os novos itinerários formativos do novo ensino médio são a
melhor oportunidade de formar nossos milhões de estudantes, incluindo o itinerário de Educação Profissional e Tecnológica ou quinto itinerário
.
A íntegra do artigo está disponível aqui no Nexo Políticas Públicas.