Estudantes e voluntários dialogam sobre energias renováveis e carreira em PE

Iniciativa

Caravana Digital Energizô Eletrizando

Estado

Pernambuco

Última atualização

18/01/2023 às 15:17

Data

08/08/2022

Formato

EPT nos Estados

Acesso

Livre

Estudantes e voluntários dialogam sobre energias renováveis e carreira em PE

Uma parceria entre a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e empresas do ramo energético tem levado aos estudantes das escolas técnicas estaduais de Pernambuco um percurso de informação e de formação. Trata-se da Caravana Digital Energizô Eletrizando, que consiste em oito encontros virtuais formativos, ao longo de 2022, entre especialistas do mercado de energia no Brasil e jovens alunos dos cursos técnicos.

A caravana compõe uma parte importante da parceria, que teve início antes, em 2020, quando foi firmado, entre a secretaria, a Schneider Electric e a Auren Energia, um apoio técnico e formativo para a criação do curso de sistemas de energia renovável e atualização de administração e desenvolvimento de sistemas na Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no interior de Pernambuco, que oferece o ensino médio integrado, o subsequente e a educação a distância.

Em 2021, aconteceram a implementação do piloto na escola, com o apoio à realização de ajustes necessários nos currículos, encontros das empresas com a escola, doação de equipamento e materiais para os laboratórios, validação dos componentes curriculares do curso de sistemas de energia renovável, levantamento de perfil dos voluntários e planejamento de ações empresa/escola.

Foram realizados também um webinário sobre mundo e mercado de trabalho para os estudantes da escola e outro de lançamento da publicação do currículo de sistemas de energia renovável, além da publicação do trabalho de Araripina e da organização dos produtos gerados e da metodologia desenvolvida. A experiência nutriu a criação de um currículo de referência em sistemas de energias renováveis para os demais estados do país que têm interesse em sua oferta.

Os oito encontros totais da Caravana Digital Energizô Eletrizando ocorrem em quatro meses: maio, junho, agosto e outubro de 2022. A cada edição são dois dias de encontro, sempre das 19h30 às 21h, com transmissão e armazenamento no canal do Youtube Educa-PE. O primeiro dia apresenta conteúdo técnico específico sobre energias renováveis e é voltado a trabalhar as competências dos alunos da ETE Pedro Muniz Falcão. O segundo dia mostra conteúdo do mundo e do mercado de trabalho, sendo dirigido ao desenvolvimento das competências dos alunos de todas as escolas técnicas da rede estadual de ensino de Pernambuco.

A construção das pautas dos encontros conta com o protagonismo dos estudantes. Previamente, eles respondem a questionários sobre o conteúdo a ser abordado, escolhem os temas que preferem e enviam suas dúvidas e solicitações, que são respondidas a cada edição pelos voluntários escolhidos pelas empresas. A participação dos estudantes é certificada como atividade complementar, desde que ao final de cada encontro os alunos façam um relatório e enviem-no ao professor responsável.

“As caravanas já realizadas mostram que o formato é interessante para os estudantes, pois a participação deles só aumenta, tanto na elaboração prévia das questões de interesse, quanto nos encontros virtuais. Elas são importantes porque proporcionam a aproximação do jovem com o setor produtivo, com uma interação e uma troca de informações relevantes para a preparação e a atuação dos futuros técnicos no mundo do trabalho”, relata Renata Otero, gestora da Educação a Distância da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Em maio, o encontro 1 abordou o setor elétrico brasileiro e o acesso à energia. Já o encontro 2 discutiu a importância das competências interpessoais e intrapessoais na formação profissional como o trabalho em equipe. No mês seguinte, o encontro 1 apresentou um panorama das energias renováveis no Brasil, ao passo que o encontro 2 focou na sustentabilidade e em como as energias renováveis podem auxiliar no tema, juntamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), fortalecendo assim a perspectiva de pensar global e agir local.

“A caravana é importante por promover a troca de conhecimentos entre a empresa e a escola. Por meio dela atualizamos os alunos sobre as tendências e a atuação no mercado e entendemos suas expectativas sobre o mundo do trabalho e sobre o que planejam para suas carreiras. A parceria com a secretaria mostra que, quando trabalhamos em conjunto, empresas e poder público, nossas ações têm um impacto muito mais positivo, pois com a união de nossas expertises transformamos a vida das pessoas, do município e da região”, analisa Raquel Leite, Gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia.

“A parceria e a caravana virtual são valiosas porque significam uma maneira de a empresa desenvolver pessoas na área da energia, a fim de criar uma cadeia de valor e de dar oportunidades àqueles que estão mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, é uma forma de reforçar seus compromissos com a sociedade”, pontua Milena Rosa, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Schneider Electric.

Em agosto, serão mostradas no encontro 1 as novas possibilidades e tendências no campo de energias renováveis com foco no estado de Pernambuco, por meio de informações e dados na área, e no encontro 2 haverá uma reflexão sobre o protagonismo e a ascensão da mulher nas áreas técnicas. Por fim, em outubro, o encontro 1 trará exemplos de inovação em energias renováveis no Brasil e no mundo e o encontro 2 versará sobre a preparação e a apresentação para a busca de vagas de trabalho em processos seletivos.

“A caravana é uma agenda contínua, no ano todo, com as empresas parceiras, e isso é positivo porque aprofunda e solidifica a parceria iniciada em 2020. O ideal é que se torne uma prática constante, das empresas e da secretaria, porque proporciona uma valiosa troca entre os profissionais das empresas, professores e estudantes de toda a rede de educação, com ênfase nas escolas técnicas do estado”, avalia Beto Silva, especialista da gerência de implementação do Itaú Educação e Trabalho (IET), que atua como mediador na execução da iniciativa.