Mostra empreendedora e de geração de renda reúne alunos e setor produtivo no MA

Iniciativa

Mostra Virtual de Empreendedorismo + Renda

Estado

Maranhão

Última atualização

15/12/2022 às 13:46

Data

28/07/2022

Formato

EPT nos Estados

Acesso

Livre

Mostra empreendedora e de geração de renda reúne alunos e setor produtivo no MA

A Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc-MA) desenvolveu uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda entre os estudantes da rede pública estadual e ao mesmo tempo aproximou o setor produtivo das escolas. Trata-se da I Mostra Virtual de Empreendedorismo + Renda, que exibiu produtos criados pelos alunos aos empresários locais potencialmente interessados em adquiri-los.

Realizada no fim de 2021 por intermédio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral (Saepi), no âmbito do Programa Trabalho Jovem, a primeira edição da mostra contou com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Educação Profissional e Tecnológica (Ejatec) e de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que mostraram seus produtos e serviços a diferentes empresários. 

A participação na mostra foi contabilizada como cumprimento de carga horária curricular de estágio ou de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos estudantes e envolveu os respectivos professores orientadores responsáveis. Ao todo, 64 propostas inscreveram-se para expor na mostra. Destas, 50 integravam o TCC Empreendedor da Ejatec estadual. Além disso, nove empresas selecionaram produtos e serviços para aquisição, cerca de 3 mil pessoas participaram das oficinas de capacitação e dez delas foram selecionadas para receber assessoria técnica para formalizarem seus negócios. 

O processo incluiu primeiramente um edital público de seleção de projetos empreendedores. Ele foi seguido por momentos de formação sobre empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e abertura e formalização de empresas. Culminou depois com a exposição virtual dos produtos comercializáveis na Plataforma Maranhão Profissionalizado e com a defesa, pelos estudantes, dos seus produtos para os empresários locais.

Os alunos montavam o portfólio do produto em uma apresentação online padronizada para todos. Cada estudante tinha um tempo máximo para defender sua ideia. Entre os negócios apresentados, encontravam-se produtos e serviços nas áreas de alimentação, contabilidade, educação, estética, eventos, logística, marketing, meio ambiente, recursos humanos, serviços jurídicos e vendas.

A opção pela mostra virtual ocorreu devido ao contexto da pandemia de coronavírus, que já havia prejudicado a participação presencial dos estudantes nas aulas, e à necessidade de fazer com que eles vivenciassem o mundo do trabalho, apesar das restrições presenciais obrigatórias. A adesão remota foi expressiva: durante a semana de culminância do evento, o site da mostra registrou 1.577 acessos e, do fim da mostra até o mês de julho de 2022, foram contabilizados mais 12.902 acessos.

“A mostra significou muito porque foi uma superação em um momento adverso e representou mais diálogo com os empresários locais, integrando o mercado, a escola e a sociedade. Foi uma articulação muito boa e que surpreendeu, com alguns alunos da Ejatec se saindo muito bem.”, avalia Josélia Castro, supervisora de Educação Profissional da Seduc.

Por considerar a iniciativa on-line bem-sucedida, a equipe da secretaria a repetirá em 2022 com um aumento no total de beneficiados, passando a incluir centenas de jovens dos Centros Educa Mais, que são escolas de formação em tempo integral maranhenses que desenvolvem os estudantes de maneira global. O edital de participação deverá ser lançado em setembro de 2022 no formato presencial.