Rio Grande do Norte expande e reorganiza oferta de EPT da rede estadual
No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP), alocou esforços para implementar e qualificar a oferta de cursos profissionais na rede pública. Para isso, criou, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho (IET) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), uma metodologia para a expansão e a reorganização da oferta de cursos técnicos de qualidade e que estão em sintonia com o mundo do trabalho.
As instituições realizaram um processo de construção que contou com um diagnóstico da EPT no estado, mapeamento dos cursos já existentes, além de coleta e análise de dados de potencialidades econômicas locais para garantir que a oferta esteja alinhada à realidade do universo produtivo de cada região. Entre o fim de 2020 e o início de 2021, foram realizadas diversas etapas que contaram com reunião e avaliação de dados sobre a EPT no estado, entrevistas em escolas para absorver informações de boas práticas que servissem de base para as demais instituições da rede e mapeamento do processo de oferta de cursos nas diferentes localidades.
Com os dados em mãos, foi possível construir uma metodologia para reorganização e expansão da oferta de EPT no estado, alinhada à realidade local e ao mundo do trabalho e, assim, ofertar cursos que fazem sentido para os jovens potiguares. O processo contou com a criação de quatro trilhas formativas para a comunidade escolar (gestão de indicadores escolares; práticas de ensino na EPT; definição da oferta; e parcerias com o mundo do trabalho), aplicadas em um projeto-piloto em três escolas, situadas em Natal, Parazinho e Acari. O piloto teve por objetivo modelar o funcionamento de cada escola de maneira a ajudar no desenho de um modelo próprio do estado e que pudesse ser replicável. Ao longo da realização do piloto, os aprendizados adquiridos dentro das escolas serviram para ajustar as metodologias previamente elaboradas.
Na visão da subcoordenadora de Educação Profissional da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Norte, Sayonara Rego Fontes, a reorganização e a expansão foram fundamentais porque possibilitaram ao estado “avanços significativos nos resultados das avaliações institucionais e no índice de acesso dos estudantes às universidades por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte conta em 2022 com 70 instituições que irão ofertar a educação profissional e tecnológica para aproximadamente dez mil estudantes, considerando-se que ainda não fechou o ciclo de matrículas. Antes, em 2019, eram 65 unidades de ensino e 7.059 alunos, respectivamente.
Cacau Lopes da Silva, gerente de implementação e desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, relata que, com essas ações, o Rio Grande do Norte inspira outros estados brasileiros porque “mostra caminhos interessantes que envolvem as unidades escolares na identificação de vocações regionais, na compreensão das demandas da comunidade, no mapeamento das iniciativas do governo para o desenvolvimento local e no estabelecimento de parcerias significativas para os jovens, permitindo que vivenciem situações reais e de aproximação com o mundo do trabalho”.
Um exemplo dessas ações vem da Escola Estadual Senador Jessé Pinto Freire, em Parazinho, que oferta os cursos técnicos em meio ambiente e agroecologia. Com mentorias semanais promovidas na escola pela FGV e o IET, foi possível reorganizar o curso de EPT, levando em consideração as potencialidades sociais e econômicas da região e as expectativas da comunidade escolar. O objetivo da unidade de ensino é, entre outros, ser referência estadual na formação técnica e profissional até 2023. O piloto também conseguiu firmar parcerias com instituições locais, que ofereceram desde oportunidades de trabalhos aos jovens e doação de equipamentos e materiais, até apoio em aulas práticas, pesquisas e eventos.
O outro projeto-piloto no RN foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Iracema Brandão de Araújo, localizada no município de Acari, que, a partir do resultado da metodologia, passará a ofertar o curso técnico em vestuário, no ano letivo de 2022, atendendo de 80 a 120 alunos. Para isso, foram feitos diagnósticos e identificadas as potencialidades econômicas e sociais da região, visando o estabelecimento de parcerias com instituições do mundo do trabalho. Dentro das ações de parceria estão previstos doação de materiais, suporte técnico e apoio pedagógico, oportunidade de estágio e apoio de profissionais para aulas práticas. Ao final do processo, o gabinete da secretaria estadual deferiu a abertura do curso.
Além dos projetos-pilotos, a metodologia está sendo aplicada agora em outras seis escolas do estado. Parte da aplicação está focada em três instituições que estão criando cursos de EPT, a serem ofertados em 2022. Outra parte, em outras três unidades de ensino, está dedicada a articulações com o mundo do trabalho, que terão alinhamentos a partir de 2023. A meta é expandir a implementação nas demais escolas estaduais.